A História da Internet
Muito antes dos computadores serem criados cientistas e escritores já imaginava uma forma instantânea de comunicação entre pessoas que estavam distantes.
Telégrafo
O telégrafo é um aparelho para a comunicação que utiliza eletricidade para enviar mensagens codificadas através de fios. Em meados do século XIX, era a maneira mais rápida de comunicação a distância. O telégrafo é um aparelho que utiliza eletricidade para enviar mensagens codificadas através de fios.
1858- Foi colocado o primeiro cabo trans atlantico de Internet
1956- Foi instalado o primeiro cabo trans atlantico telefônico que e da Escócia até o Canadá 🍁
Computadores muito grandes que davam uma sala enteira e quase não tinha interface visual mais ja operavam no prédio
1950- Você sabe o que foi a Guerra Fria? Ela foi uma disputa entre as duas superpotências da época: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS). Este período de intensa hostilidade começou em 1950 e foi até 1989, e não contou com um conflito armado direto entre as duas potências.
1958-Eisenhower
Criador
Da
Arpanet
1966- harpanet ouve uma discussão para desenvolver os imps(Immediate Payment Service)primeira conexão e também a primeira queda da conexão com rede 29/10/1969 o local do acontecimento foi das universidades de UCLA e a STANFORD RESEARCH INSTITUTE as duas universidades tem uma distasncia de 150km de distância uma da outra.
1972
Esse e Robert KahnNesse mesmo tempo foi inventado o imail nessa época já era 29 pontos conectados primeiro link trans atlântico entra arpa-net e norsar via satélite 🛰
Mais o NCP era insuficiente
Foi aí que Vint cerf e Robert Kahn
Começaram a trabalhar em um substituto.
Ethernet xerox Park em 1973
1975 a arpa-net era considerada uso operacional de cientistas/militares
TCP/IP(Transmission Control Protocol/ Internet Protocol foi e é até hoje o padrão da comunicação dos aparelhos
Em 1983 a harpanet muda seu protocolo de NCP para o TCP/IP e um novo marco zero da internet acontece , e os responsáveis Kan e Self colocam seu nome na história da tecnologia.
No ano seguinte a rede é separada em duas , parte de comunicações e troca de arquivos militares chamada de MILNET , e a parte cívil e científica ARPANET.
Em 1985 a internet já estava mais estabelecida como uma tecnologia de comunicação , entre pesquisadores e desenvolvedores , mas o nome só começou a ser usado no final da década , quando as net's começaram a tomar estrutura.
As "NET'S" são a explosão de novas e pequenas redes , que tinham uma comunidade menor com foco em alguma coisa. É o caso das CSNET , USENET , BITNET e a NSFNET.
CSNET : Focada em grupos de pesquisa de computação e uma das primeiras alternativas científicas.
USENET : Que era usada pelos fórum de discussão e notícia criada em 1979.
BITNET : Criada em em 1981 , ela era usada para enviar email's e transferência de arquivos e conectou mais de 2.500 universidades.
NSFNET : Surgiu nos Estados Unidos e fazia parte da mesma empresa da CSNET e era usada por super pesquisadores e banco de dados. Ela foi uma das maiores defensoras do padrão que foi proposto pela ARPANET e ajudou a propagar a instalação de servidores. E com isso formou um BLACK BORN DE CF NET que era de 56 KB/S e quando ela se inter conectou via TCP/IP com a INTERNET no fim dos anos 1980 o mundo percebeu que a INTERNET estava surgindo definitivamente.
E com isso em todos lugares do mundo , isso se propagou e todos começaram a usar www.
Nós anos 1980 ainda , surgiu a expansão ainda dá nova criação "INTERNET" e fortalecimento da infraestrutura de conexões entre nós , especialmente a melhoria dos ROTIADORES.
E com a expansão surgiu vários outros protocolos , como FTP , DNS.
Em 1987 e 1991 : A internet é liberada para uso comercial nos Estados Unidos substituindo os BACK BONES da ARPANET e da NSFNET , porém eram poucos os interessados e faltava algo para popularizar a navegação , e com isso surge o
CERN : Surgiu em 1989 um laboratório de pesquisa nuclear na EUROPA.
.TIMOTHY BERNES-LEE queria melhorar a trocar de documentos junto com o Robert Cailliau.
Eles imaginaram um sistema de obter informações das conexões entre todos os equipamentos conectados e trocar arquivos da forma mais fácil possível.
Em 1990 : foram criadas as URLs , HTTP e o HTML. E nasce a World Wide Web chamada também de "www".
No mesmo ano da criação do www a ARPANET é desligada e o Tim criou o primeiro editor e navegador conhecido como WORLDWIDEWEB , ele também espalhou o HTTP e a WEB com código liberado , dispensando pagamento de ROTS.
- Um ano antes surge o primeiro primeiro navegador com GRÁFICO já não era mais só textos.
E depois de toda essa evolução hoje estamos usando a internet para ver esse BLOG. Que antes era internet de escada e ficou mais rápido e hoje virou BANDA LARGA , transmissão de sinal sem FIO e os dados MÓVEIS.
Comentários
Postar um comentário